quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Meu coração ainda é seu, Bob.

Recebi no domingo a notícia triste que Malu está com cálculo renal. Nice a levara na veterinária, pois a encontrara numa poça de sangue.
Passei aquele dia, a cuidar dela, ajeitei sua já bastante remendada cadeirinha de rodas em PVC, dei-lhe um banho quente, sequeia com secador... ela comeu arroz ao invés de ração. Enchemos aquela pequena notável de mimos e afagos e me peguei chorando por ela estar doente. Minha mente traiçoeira voou até as lembranças cálidas de Bob... os pensamentos registraram mais uma vez a realidade: ele estava morto, há mais de cinco meses. Ter Malu é como ter Bob, estar com ela preenche o vazio dele, mas percebo, triste, que os animais, assim como as pessoas, são insubstituíveis. A morte de Bob nunca será superada.
Por mais que eu corrija, ainda sinto a imensa falta dele quando entro na Ama. era aquele latido rouco que soava como um mantra, lá no fundo, abaixo dos outros latidos agudos. Meu querido vira-latas estava para sempre morto.
Caminhei com Malu no colo, por dentro do canil, olhando os animais e ajeitando algumas coisas e parei sem querer no canil que costumava ser dele.

Malu e eu ainda estávamos ali, e isso importa muito. Eu, ela, Nice, os cães que brincam correndo pelo pátio, os que estão dentro dos canis... Nós estamos vivos. Eu afaguei o muro do canil dele. Quem sabe um dia a gente sente pra contar o que ele aprontava - que não era pouca coisa.

Meu coração ainda é daquele cachorro marrento.
Eu sempre me lembrarei dele.
E enquanto Maluzinha estiver comigo, as coisas serão mais fáceis.

Além disso, outros corações parecem ter se aberto para mim, como é o caso de Pandora. Ha anos ela está na Ama, nós trocamos uns afagos e ela era sempre na dela. Um acidente de moto tinha deixado ela deficiente ha tempos e desde então ela está na Ama. Depois que ganhamos uma cadeirinha de rodas em aço, ela passou a fazer passeios regulares, comendo graminha na rua e respirando ar puro. Agora, toda vez que eu chego lá na Ama, ela mostra que estava esperando para passear. Todos eles estão esperando.

Os animais são insubstituiveis, inesquecíveis ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário