segunda-feira, 25 de abril de 2011

Matéria do Site ANDA sobre amputados








(Foto: Young Kwak/AP)
Stumpy, um canguru que vive em um santuário para animais, em Ohio, EUA, ganhou uma prótese de perna, que reproduz o movimento dos cangurus, e foi desenvolvida por veterinários licenciados pela Sociedade Americana de Ortopedia.


(Foto: http:domescobar.blogspot.com)
A águia Beauty como foi encontrada num bosque do Alasca, com parte do bico arrancada por um tiro, e depois da aplicação da prótese. À direita, pesquisadores americanos finalizam o implante de náilon. Mas essa não é a prótese definitiva – ela receberá um bico mais resistente, de titânio.


(Foto: http:domescobar.blogspot.com)
O golfinho Fuji utiliza prótese feita de borracha, que substitui a cauda, perdida devido a uma doença desconhecida.


(Foto: http://veja.abril.com.br/180608/p_140.shtml)
Desenvolver uma prótese para um elefante, pode-se imaginar, é tarefa complexa. Tanto que a elefanta tailandesa Motala só ganhou um modelo – ainda provisório – seis anos após pisar numa mina terrestre e sofrer a amputação da pata dianteira esquerda. Feita de lona e serragem, a prótese pesa dez quilos e é presa ao corpo por uma atadura. Os veterinários já estão trabalhando em um modelo mais leve, de fibra de vidro e silicone, para substituí-la.


(Foto: http://veja.abril.com.br/180608/p_140.shtml)
O cão Maulee, que vive na Geórgia, Estados Unidos: a pata, arrancada por uma ceifadeira de trigo, foi substituída por uma prótese de madeira e fibra de carbono.

Várias técnicas estão se multiplicando, dentre elas, a chamada de integração óssea – uma placa de titânio é aplicada na ponta do osso, onde é encaixada a prótese. O encaixe fica firme, e o número de infecções e dor, causados pelo atrito, ficam diminuídos. Essa técnica ainda está sendo aperfeiçoada.



No Brasil, já temos uma solução econômica para ajudar animais tetraplégicos, criada pela ambientalista baiana Scheyla Bittencourt – é uma cadeira de quadro rodas em PVC, uma versão da cadeira de duas rodas, para animais paraplégicos. A tetraplegia e a paraplegia não inibem os órgão vitais como pulmões, intestinos, rins, coração. E assim, o animal, com certos cuidados, pode levar uma vida normal. Muitos animais, nessas condições, vivem até uma idade avançada.

A ambientalista é a idealizadora do Projeto Malu que age protegendo animais carentes e com deficiência corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário