terça-feira, 2 de agosto de 2011

Descaso com os animais e suas implicações na sociedade

Você é deficiente? Não? Então muito provavelmente, você nunca percebeu o quanto aquela calçada perto da sua casa é intransitável para quem tem deficiencia. Não dá para subir ali com a cadeira de rodas. Você é deficiente visual? Não? Bom pra você que pode ler o Projeto Malu, não é? As ruas também são uma verdadeira aventura que pode custar a vida de um deficiente visual. Sinalização, só em poucas calçadas. Sabe o que é a sinalização para os deficientes visuais? São placas, no chão, que eles podem ler com aquele guia que usam. Pena que 99,99% das calçadas não têm o recurso.
O que eu quero mostrar a vocês, deficientes ou não, isso não me interesa em absoluto, é que o descaso para com os animais se reflete na sociedade humana. Outr dia vi que 30 cães foram selecionados para trabalharem como cães-guia. Não sei se isso pode ser chamado de trabalho, pois não vejo qual a remurenação que o animal receberia. É uma crítica? Sim, é uma crítica. Sabe porque? por que ñão são 30 cães-guia a mais que vão solucionar o problema. Por que não investir na educação dos deficientes visuais? Cães-guia são muito caros. Existem no Brasil apenas 30 pessoas deficientes aguardando a chance? Certamente que não. As pessoas não estão nem aí para os deficientes. A sociedade finge incluí-los, mas é uma mentira bem mal contada, que você pode sozinho ver. Existem projetos sociais? Existem. Ineficientes, imcompetentes e que são soltos, não dão uma continuidade para que as pessoas tenham sua independência. Quem que não gosta de liberdade?Quem não merece ser livre? Isso é interessante, pois nos remete a um outro descaso: animais deficientes. Você acha normal mandar eutanasiar o animal ue ficou deficiente? Cuidado, seu especifismo assim tão claro, enrustido de compaixão (Oh, pobrezinho, ele está sofrendo tanto! melhor eutanasiar!), esconde o lado escuro da sociedade: o de não se importar com o outro. Sabe pq as pessoas não sugerem a eutanásia a pessoas deficientes? Pq as pessoas sabem conversar a nossa língua e dizer bem claramente o óbvio: Eles querem, sim, viver. É um direito nosso sugerir que algum ser não mereça viver porque está deficiente? Pelo amor de Deus, parem de ser tão hipócritas. As pessoas são hipócritas. Milhares e milhares de animais são de scartados, abandonados e eutanasiados por que estão deficientes... vocês acham mesmo que estas mesmas pessoas não pensam que são melhores que as deficientes em algum ponto? Sim, eles pensam. E vocês acham mesmo que essas pessoas estão se importando se os deficientes precisam de calçadas para andarem? Eles não estão se importando. Não sou eu que estou falando! Dê uma olhada na sua cidade, caminhe nela durante um tempo e você mesmo vai ver: a sociedade está excluindo as pessoas deficientes. Quer prova maior? Pegue um ônibus de transporte coletivo. Quando muitos, os ônibus oferecem 2 lugares para cadeirantes e isso se tiver ônibus na sua cidade que ofereça o serviço. Isso não é exclusão? O que seria exclusão então?
Com os anim ais é isso que acontece.
Eles são excluídos da sociedade, como se não fizessem parte dela. Não vou lembrar que a vaca morta no seu prato não é bem uma forma de inclusão. Tudo isso, todo esse desrespeito aos animais ( e em particular aos deficientes, já que este blog se propõe a esse debate ) parte da ideia de exclusão mesmo. É a mesma falta de compaixão que se vê para com os animais. Ela está bem clara entre as pessoas. Por isso que a causa animal é uma causa tão abrangente, por que na causa animal estão refletidas todas as patologias da alma humana: crueldade, abuso, maldade, perversidade. Pense bem antes de achar que a causa animal não tem nada a ver com você. Pense muito bem antes de achar normal que seu colega de trabalho tenha relatado que se livrou de uma ninhada de gatos recem-nascidos. Pense muito bem antes de achar normal eutanasiar animais deficientes e responda a si mesmo se isso não é um reflexo que se expande para a sociedade em que você vive. Pense bem, se puder. Se seu cérebro ainda pensar por si mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário